CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Enquete: Martyrs


   Deu a lógica na enquete “Qual destes filmes franceses de tortura e horror extremo você achou mais perturbador?”, com Martyrs (2008) conquistando o primeiro lugar, recebendo 7 votos. À l’Interieur (2007) chegou perto, mas teve que se contentar com o segundo lugar, com 5 votos, seguido por Haute Tension (2003), com 2 votos, e Dans Ma Peau (2002) e Ils (2006), com 1 voto cada. Calvaire (2004) e Frontière(s) (2007) não foram votados.
   Eu provavelmente também teria votado em Martyrs, que considero um dos pouquíssimos filmes do estilo torture porn que consegue justificar dentro do próprio roteiro as cenas de violência extrema. Também acho perturbador o elemento religioso nesse filme, assim como os cristãos fanáticos de End of the Line me deixaram profundamente irritado, pois isso é o mais próximo do horror real que consigo imaginar.
   Outro filme francês que gostei muito foi Ils (lançado em DVD no Brasil como Eles), sobre o qual não li muitos comentários. Recomendo para quem não assistiu ainda, pois é um espetacular exercício de suspense e tortura psicológica, realmente assustador, cujo formato tem sido copiado por outros filmes, inclusive produções americanas.

8 comentários:

  1. O Leandro, como sempre, reclamando..... :)

    ResponderExcluir
  2. Desses só vi Haute Tension e Ils, que concordo totalmente com você, é um filme sensacional e muito pouco visto. Uma dessas produções americanas que copiou o formato é o péssimo The Strangers.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, Sergio, eu me referia a OS ESTRANHOS, mas não quis dar o nome do filme para não estragar a surpresa de quem ainda não viu ELES! Gostei muito de ver esse filme na lista do William Friedkin; foi uma grande surpresa, na verdade! Mas ainda acho que é um filme pouco conhecido. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. "não quis dar o nome do filme para não estragar a surpresa de quem ainda não viu ELES!"

    Ih, foi mal, desculpa ai!

    ResponderExcluir
  5. Hehehe... Não tem nada pra se desculpar! Gosto de deixar lacunas para o pessoal preencher, fazendo comentários, de preferência! Foi o que você fez, comentou o filme e apontou a imitação barata americana! É isso mesmo que eu gosto de ver rolar aqui no blog. ;)

    ResponderExcluir
  6. Desses, só não vi ainda Dans Ma Peau, que continua na pilha de filmes pra ver (pilha esta, que aumenta cada vez mais, por pura falta de tempo...)

    Por um momento fiquei em dúvida entre votar no Martyrs ou À l’Interieur, mas esse elemento religioso que você citou fez a diferença. Aliás, também foi isso que mais me incomodou quando vi End of the Line. Que legal que você conhece esse filme. Será que saiu no Brasil em DVD? Eu conheci através de um blog que sou muito fã, o jadedviewer.com e suas listas.

    Ils é um dos filmes mais perturbadores que vi ano passado. Lembro que até o final, não sabia se o que acontecia tinha algo de sobrenatural ou não. A resposta só serviu pra incomodar ainda mais.

    Calvaire merecia pelo menos um voto, coitado. Aquela cena no bar é de fazer qualquer um passar mal.

    ResponderExcluir
  7. Gustavo, acho que o END OF THE LINE não é tão obscuro assim. Pelo jeito não saiu em DVD no Brasil. Eu não sou tão obcecado em ver filmes novos como a maioria das pessoas, meu principal interesse são filmes mais antigos, raros e de países pouco tradicionais no gênero (já assisti grande parte dos filmes clássicos "obrigatórios", portanto estou margeando para terrenos menos explorados). É muito difícil aompanhar tudo - ou mesmo a maioria - do que tem sido produzido no horror, mas faço o possível para pelo menos não me perder completamente!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!