CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Intermediário do Diabo (1980)

   Para dissipar de vez quaisquer dúvidas que ainda poderiam existir a respeito do título brasileiro do filme The Changeling (1980), comentado na lista dos preferidos do Scorsese, aqui estão o folheto publicitário da época e uma notinha de jornal anunciando sua estréia em São Paulo, em julho de 1984. O filme se chamou mesmo Intermediário do Diabo (sem artigo no início).
   A pesquisa de títulos e datas é uma das minhas obsessões, algo que me dá prazer tanto quanto ver um filme, e tenho a sorte de contar com a valiosa amizade e colaboração do grande jornalista Jaime Palhinha, o mais apaixonado historiador de cinema clássico e de filmes de horror que existe no Brasil. Esses raros e exclusivos scans são gentilezas dele. Para conhecer parte do acervo fílmico do Jaime, visitem o site dele. Fica também a sugestão para que todos assistam Intermediário do Diabo; é um filmaço (e mais um que corre o sério risco de ser refilmado em breve!). De bônus, inseri abaixo os cartazes originais (em inglês e francês, as duas línguas oficiais do Canadá) e mais uma obra-prima dos poloneses, os cartazistas mais doidos do mundo.

3 comentários:

  1. Carlos o filme é muito bom mesmo, e importante também por ter sido o penúltimo da carreira do veteraníssimo e excelente ator Melvyn Douglas, que encerraria a carreira no ano seguinte com outro bom filme de terror 'GHOST STORIES' (história de fantasmas) reunindo elenco de veteranos (como eu adoro) -Patricia Neal, Fred Astaire, Douglas Fairbanks Jr, etc, o qual aliás voce deveria comentar ai no seu blog.
    Voltando a falar do The Changeling, o que quase prejudica o filme, em minha humilde opinião é a presença da péssima atriz Trish Van Devere, na época casada com o astro George C. Scott, mas o talento do diretor Medak, contorna a situação.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Jaime, mas o filme é todo do George C. Scott, com o Melvyn Douglas brilhando no pouco tempo que ele aparece. Gosto muito do GHOST STORY, ambos são filmes de horror clássicos, góticos, com muito clima, histórias interessantes e momentos assustadores, coisas cada vez mais raras nos filmes modernos de horror.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana esse post com os cartazes. Os pôsteres poloneses são mesmo demais! Imagina ter uma coleção disso?

    Achei engraçada a foto do folheto brasileiro, parece que os atores estão bem descontraídos. Pelo destaque dado ao elenco, acho que eram considerados o elemento mais atraente no filme.

    No mais, esse filme é ótimo, muito assustador. Pena que fica meio burocrático quando o protagonista começa a desvendar a origem do fantasma.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!